terça-feira, 10 de maio de 2016

RELATÓRIO DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO PORTAL DO PROFESSOR
Realizando uma pesquisa buscando metodologias e recursos para um melhor desenvolvimento estrutural de aprendizagem a serem trabalhadas em sala de aula, com turmas do Ensino Fundamental II para a disciplina de Matemática, visualizamos uma plataforma de estudo muito vasta e enriquecedor no ambiente virtual, o Portal do Professor, onde possibilitará um desenvolvimento mais lúdico, claro e dinâmico do estudo dos conteúdos programáticos da disciplina acima citada, o Portal interage com o usuário com uma linguagem mais potencializada e com um esclarecimento amplo nos diversos assuntos propostos, a diversidade de recursos encontrados neste ambiente virtual educacional norteia nossos anseios metodológicos e elimina paradigmas a tempos sintetizados em nosso ambiente de trabalho. Sendo assim com auxílio do Portal do Professor conseguimos desenvolver um Plano de Aula dos conteúdos de Porcentagem e Estatística voltada para a realidade do aluno, ressaltando que o Plano construindo para estes conteúdos terá com o tema a Economia Marisqueira de nossa região litorânea, onde será amplamente explorada com atividades, trabalho de campo, levantamento de dados estatísticos e construção de gráficos, pois existe em nossa região um campo virtuoso e vasto a ser trabalho, e assim será possível uma adesão clara e mais atrativa dos discentes nos estudos dos conteúdos propostos, será feito uma introdução de porcentagem e sua aplicação com cálculos desenvolvidos a partir deste tema que  ressalta a realidade dos alunos, onde o mesmo será capaz de dissolver dados estatísticos amparados por estes levantamentos e suas utilizações.
Para uma maior apreciação fica exposto o link deste site educacional com destaque nos recursos utilizados para toda construção e desenvolvimento deste Plano de Aula.     



PLANO DE AULA
IDENTIFICAÇÃO
Instituição: Escola Municipal Claudionora Nobre de Melo
Turma: 7º ANO
Disciplina: Matemática
TEMA DA AULA
Porcentagem e Estatística – Economia Marisqueira de Caravelas.


OBJETIVOS
- Compreender a ideia de porcentagem desenvolvendo as noções básicas da matéria no seu cotidiano, conhecer e realizar coleta de dados estatísticos para construção de gráficos, e perceber a importância do conteúdo na sua vida.
DISCRIÇÃO DO CONTEÚDO
- Noções de Porcentagem;
- Cálculo com Porcentagem;
- Coleta de Dados;
- Desenvolvimento Estatístico;
- Construção de Gráficos.
METODOLOGIA DE ENSINO
Aula expositiva e interativa, comtemplando:
- Mobilização e levantamento de dados e conhecimentos prévios dos alunos;
- Apresentação dos conceitos alusivos aos temas em estudo;
- Sistematização do aprendizado por meio der exercícios de fixação e resoluções de situações problema, focado na realidade do aluno.
RECURSOS
- Quadro Banco e Piloto;
- Livro Didático;
- Cartolina;
- Data Show;
- Papel Ofício (A4).

AVALIAÇÃO
Avaliação participativa: Observação do envolvimento do discente no desenvolvimento da aula;
                                        Subjetiva: Realização de provas e atividades avaliativas;
Avaliação Quantitativa Trabalhos expositivos.



BIBLIOGRAFIA
Sites Educacionais: Portal do Professor (http://portaldoprofessor.mec.gov.br), Canal Futura (http://www.futura.org.br), Livros Didáticos: Estudar Matemática 7º Ano - Marcelo Ferbat.
Acadêmicos: Marco Antonio Andrade Lopes
                       Antônio Maciel da Pureza Neto  

Nenhum comentário:

Postar um comentário